Leandro
Uma das grandes problemáticas atuais do meio ambiente é o acúmulo de lixo que produzimos, inseridos em uma sociedade que incentiva o consumo desenfreado. O lixo, ao ser descartado, pode trazer inúmeros problemas como contaminação do solo, da água e do ar, além de contribuir para inundações e promover a proliferação de vetores de doenças. Na Semana do Meio Ambiente, a artesã santa-mariense Mariane Tavares, 25 anos, propõe uma reflexão sobre o assunto ao expor obras de arte produzidas exclusivamente com sucata e materiais recicláveis. Ela transforma peças de carro, eletrodomésticos, acessórios, bijuterias, plásticos, latas, isopor e tecidos que não têm mais nenhuma funcionalidade em esculturas.
Arroio Cadena: o curso de água mais importante da cidade
– São peças que possuem uma estética legal que unidas a outras podem proporcionar uma estrutura bacana. A partir delas, eu coloco um rosto, vou adornando, e construindo o personagem. Eu ando pela rua atenta, prestando atenção no que posso transformar – explica a artesã.
As peças, que possuem temática ambiental, vão ficar expostas até o dia 12 de junho no Royal Plaza Shopping. Para ela, expor o trabalho em um local onde o foco é o consumo é importante para refletir para onde está indo o que usamos no cotidiano.
– Precisamos resignificar, transformar e ver novas possibilidades de criação. Questionar para onde vai o que a gente consome. É a revolução do lixo. Não podemos enxergar as coisas como um material meramente descartável – avalia.
As peças, que já foram comercializadas para clientes do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Brasília, estão à venda por preços que variam de R$ 200,00 a R$ 350,00. A artesã também aceita encomendas através do perfil no Instagram. Nas redes sociais, ela mostra o passo a passo da construção das peças.